Coisas que me dão na telha, de vez em quando, e que quero deixar registradas, nem que seja num blog.







quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Jogos pertencentes ou relativos ao Olimpo


     O Comitê Olímpico Brasileiro (COB), mandou tirar de circulação os exemplares do livro Esporte, Educação e Valores Olímpicos. Trata-se de uma obra didática lançada em junho de 2009 por Katia Rubio, pesquisadora da Universidade de São Paulo (USP). O COB alega uso indevido do símbolo olímpico, do termo olímpico e da reprodução de fotografias. A entidade acusa a pesquisadora de ter feito uso das marcas “exclusivas” sem autorização.
     Este é o quinto livro escrito por Katia Rubio que têm no título o termo olímpico.
     A autora atua há mais de 15 anos em projetos de educação olímpica. A obra ora proibida (leia-se censurada) tem como objetivo ser utilizada nas escolas, em uma época em que o país se prepara para receber os Jogos Olímpicos de 2016.
     O COB justificou que “os aros olímpicos são propriedade do Comitê Olímpico Internacional" (COI) e que cabe aos COs “de todo mundo a proteção a esta marca”. Para o COB, o termo olímpico também é propriedade do COI, cabendo à entidade liberar ou não sua utilização.
     Então vejamos.

Do Dicionário Aurélio

olímpico
[Do lat. olympicu.]

Adj.

1. Pertencente ou relativo ao Olimpo.
2. Pertencente ou relativo aos deuses do Olimpo.

[Sin., nessas acepç.: olimpiano.]

3. Olímpio.
4. Referente às olimpíadas.
5. Fig. Grandioso, majestoso, divino, nobre, sublime.

Do Dicionário Houaiss

olímpico

adjetivo

1. relativo a Olímpia, cidade da Élida (dos jogos) e a Olimpo, nome de vários montes da Grécia, em especial o monte entre a Tessália e a Macedônia
2. (1670) relativo às olimpíadas
2.1. dos que disputam as Olimpíadas
      Ex.: atleta olímpico.
3. Derivação: por metáfora.
    de aspecto grandioso, majestoso, sublime

     Como pode alguém ou alguma entidade apossar-se de um termo qualquer e de seu significado em qualquer idioma. Sabe-se que “entidades”, “instituições” não tomam decisões. Quem faz isso são as pessoas – homens e mulheres – que as dirigem. Adonar-se de um termo e proibir seu uso é, portanto, uma decisão subjetiva. Por subjetivo entende-se aquilo que é válido para um só sujeito e que só a ele pertence, pois integra o domínio das atividades psíquicas, sentimentais, emocionais, volitivas, etc. deste sujeito. “O cara” ou “a cara” do COB justifica que tomou a decisão de tirar de circulação os exemplares da publicação baseado/a em norma do COI. Não seria um excesso de zelo? Não seria um daqueles casos de ser mais realista do que o rei? Seria “obra” de algum filhote da ditadura anistiado pela democracia, mas que ainda é um lobo em pele de cordeiro?
     Não li o livro Esporte, Educação e Valores Olímpicos, mas, pela decisão tomada, acho que em seu conteúdo deve ter alguma crítica contundente ao COB ou a algum de seus membros. Sim, senão também seriam proibidos os outros livros da mesma autora em que consta o termo olímpico no título.
     Saibam, então, que estão banidos de uso sem autorização os termos, por exemplo, “Olympic” (inglês, alemão e ‘n’ idio-mas), “Олимпийская” (russo), “Olympiques” (fran-cês), “Olympiakomitean” (finlandês), “Olympische” (holan-dês), “Oλυμπιακή” (grego) [em alguns desses idiomas o termo significa mais do que apenas olímpico, trazendo junto o significado de Jogos Olímpicos, Equipe Olímpica]. Na língua portuguesa, a etimologia dá conta de que o termo é de 1572 (A. G. Cunha. Índice Analítico do Vocabulário de 'Os Lusíadas' [1572]. 1ª ed. 3 vol. Rio de Janeiro, Instituto Nacional do Livro, 1966. 2a ed. 1 vol. Rio de Janeiro, 1980.). Portanto, a partir de agora, quando se referirem publicamente ao termo olímpico, como em Jogos Olímpicos, utilizem “Jogos pertencentes ou relativos ao Olimpo”, “Jogos pertencentes ou relativos aos deuses do Olimpo”, “Jogos referentes às olimpíadas” ou, figurativamente, “Jogos grandiosos, majestosos, divinos, nobres, sublimes”...

________________
Sobre o mesmo tema:
http://blogdopaulinho.wordpress.com/2010/02/02/professora-katia-rubio-coloca-o-cob-em-seu-devido-lugar/
http://blogln.ning.com/profiles/blogs/katia-rubio-e-a-censura-do-cob
http://www.bomdeblog.com.br/view.action?contentId=30742&COB-tenta-censurar-a-Professora-Katia-Rubio.html

Nenhum comentário: