Coisas que me dão na telha, de vez em quando, e que quero deixar registradas, nem que seja num blog.







segunda-feira, 19 de abril de 2010

2,32 por segundo!




     Copiei a tela do computador às 17h35min56:500seg do dia 19 de abril de 2010. Naquele exato momento, a população da Terra era de 6 bilhões, 821 milhões, 32 mil 659 habitantes. O número de nasci-mentos no último ano, até às 17h35min, como já escrevi, era de 39 milhões, 943 mil 807. Morreram, nesse mesmo período, 16 milhões, 997 mil 695 pessoas. Calcula-se, portanto, que a população mundial cresceu 22 milhões, 946 mil 112 terráqueos.
     Depois de congelar e copiar a tela que fornece esses dados, colei a imagem da memória no Photoshop, de onde tirei os números acima, pois é impossível memorizá-los simplesmente olhando pasar a caravana de algarismos. O passo seguinte foi abrir o editor de textos e começar a escrever. Ainda tomei um copo d'água nesse meio tempo. Agora vou refazer o processo pra ver em quanto aumentou a população da Terra nesse período.
     Pronto. Congelei a tela às 17h35min33seg. Em 20 minutos 36 segundos e meio, a população do nosso planeta aumentou em 2.873 pessoas, ou seja, 2,32 por segundo.
     Você deve estar curioso pra saber de onde tirei esses números. Então eu digo: foi de um site chamado Poodwaddle.com. O relógio do mundo (world clock) traduzido para o português está na URL http://www.poodwaddle.com/clocks2pw.htm.
     Os valores que o relógio registra são aproximações baseadas em estatísticas anteriores e estimativas, e são calculados desde o início do período selecionado. Assim espero, senão estarei pagando um grande mico. Neste caso, escolhi um ano, mas poderia ter selecionado Semestre, Mês, Dia e Agora.
     Esse relógio marca tudo, menos bobeira. Sei que você não vai resistir e acessar o site. Mesmo assim vou dar uma idéia do que ele revela. Além das horas, que me parece óbvio, e além da população mundial, nascimentos, mortes e aumento da população, lá se encontram números sobre doenças não transmissíveis, ferimentos, doenças infecciosas e outros tipos de doenças. Ali estão registrados, sempre com base em estatísticas existentes, o número de abortos no período que vocês escolheu, pontos de acesso à internet, incidência de cãncer, petróleo extraído, espécies extintas e muitas outras coisas. Tudo em números que se vão atualizando incessantemente. Pra não dizer o nome de um famoso programa das noites de domingo, só me resta usar seus sinônimos: é incrível, extraordinário, prodigioso!
     Acesse o poodwaddle.com e salve-o nos seus Favoritos. Um dia você vai precisar desses números, nem que seja pra dizer no seu blog que a cada 10 segundos são feitos 15 abortos no mundo.

Nenhum comentário: