Coisas que me dão na telha, de vez em quando, e que quero deixar registradas, nem que seja num blog.







sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Diversas para o 1º dia do ano


     Pensamentos de um primeiro de ano ensolarado.


Palavras sazonais


     Os finais de ano e inícios de outro são pródigos em promessas, desejos e votos. Não vou ficar de fora desta. Prometo que, não sei se neste ou em um outro ano novo qualquer, vou ter a paciência de começar a anotar palavras que são usadas somente em ocasiões como, por exemplo, fins de anos, páscoas, etc. e fazer um dicionário.
     Já que ainda estamos sujeitos ao espírito das festas, vou dar exemplos: repleto e próspero. Estas são palavras que só aparecem no vocabulário dos falantes em dezembro. Passam-se onze meses e ninguém as usa, mas basta começar dezembro que em cerca de 90% daquelas mensagens de Natal e Ano Novo que recebemos elas surgem. E vêm mais ou menos assim: “Desejo que o Novo Ano que se inicia (nunca vi algo velho se iniciar, em todo caso...) seja repleto de realizações, etc. etc. etc”. “Nossos votos são de que tenhas um Feliz Natal e um próspero Ano Novo”. “Que o novo ano seja repleto de saúde, paz, sucesso, etc. etc. etc". Têm pessoas que até transformam o adjetivo próspero em um substantivo próprio, pois o escrevem com o “p” maiúsculo, designando o Ano Novo como um ser específico. Nem precisava, pois, se já escrevem Ano Novo com as iniciais em maiúscula, é porque já é um ser específico. Lá por julho ou agosto não se ouve ninguém dizer que o clima não está próspero para se ir à praia. Nestes meses fala-se “favorável”, “propício”, mas não próspero.
     O uso de repleto pode até ocorrer em outra época do ano, mas vinda da boca (ou da caneta, ou do computador) de falantes mais pernósticos. Imagina um sujeito dizendo pra outro: “O estádio estava repleto de torcedores!”. É ruim, né? O comum é dizer que estava muito cheio, abarrotado. Ou, então, depois de um lauto churrasco, o cara passa a mão sobre o estômago e diz: “Estou repleto”. Será que não ficaria melhor “farto, satisfeito” ou até “empanturrado”?
     Enfim, assim como essas, têm muitas outras palavras que só aparacem em determinadas épocas do ano ou, na melhor das hipóteses, são muito mais usadas em determinados meses. Na Páscoa surgem “renovação”, “renascimento”, “ressurreição”... Mas estas nem são palavras muito estranhas como próspero e repleto.
     Já nem sei se vou anotar as palavras usadas somente em certas épocas. Afinal, estarei repleto de coisas pra fazer neste Próspero Ano Novo que se inicia...


Wanda, 15 anos


     Minha gata chamada Wanda (de quem já falei neste blog >) está fazendo 15 anos hoje. Nasceu em 1º de janeiro de 1995. Curioso, fui pesquisar pra saber quantos anos teria se fosse humana. Encontrei várias teorias sobre a relação entre a idade dos gatos e dos humanos. Wanda teria entre 71 e 78 anos. Optei pela teoria que diz que ela estaria fazendo, hoje, 76 anos. A explicação é de que o primeiro ano de um gato criado fora da rua equivale a 15 anos de um humano; ao segundo ano de um felino se somariam mais 9 de um humano, indo, então, a 24; a partir de então, para cada ano do gato contam-se quatro de um humano. Na comparação Wanda tem, então: 2 anos = 24; mais 13 x 4 = 52; total = 76 anos.
     Duvido, no entanto, que uma idosa ou um idoso de 76 anos saia em desabalada corrida pelo apartamento depois de fazer suas necessidades fisiológicas nº 2. Pois a Wanda faz isso. Duvido que um idoso ou idosa de 76 anos pule cerca de quatro vezes sua altura para subir na bancada do computador e deitar-se na frente da impressora. Pois a Wanda faz isso.
     Acho que a Wanda tem 15 anos mesmo, como qualquer adolescente de nossos tempos.

Um comentário:

Clara disse...

Wanda e sogra, mesma idade!
A Wanda pula, corre, brinca... a tua sogra te faz rir... "sai da faixa nenem...!"