Coisas que me dão na telha, de vez em quando, e que quero deixar registradas, nem que seja num blog.







segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Virgem!


          Estou arrasado. Passei seis décadas pensando que minhas características cognitivas, afetivas e volitivas determinavam meu espírito, minha índole e meu caráter e, agora, descobri que tenho outra personalidade, que não sou o que fui até hoje.
         Isso tudo tem a ver com os signos do zodíaco, vejamos.
         Há cerca de 10 mil anos, devido à necessidade de planejar o plantio, o homem pré-histórico começou a observar os astros. Percebeu, então, que alguns formavam padrões fixos, enquanto outros se moviam. Passou a chamar os primeiros de estrelas fixas; aos outros, os gregos chamaram de planeta.
         Logo, os homens perceberam que o Sol percorria anualmente um círculo de 360º em relação ao fundo de estrelas fixas. A esse caminho deram o nome de eclíptica que, hoje, sabe-se que é a projeção da órbita da Terra em torno do Sol. Notaram, também, que o movimento da Lua e dos demais planetas, em relação às estrelas fixas, se dava nas proximidades da eclíptica, e que, em seu trajeto, passavam em frente a algumas constelações. O trajeto foi dividido em 12 partes e recebeu o nome de zodíaco. Os antigos acompanhavam o movimento do Sol sobre o zodíaco e tentavam identificar regularidades. Surgiram, então, os conceitos dos signos, cujos nomes correspondiam às constelações que os designaram.
         Como bons observadores, perceberam um fenômeno conhecido como precessão. O que seria isso? A Terra não é perfeitamente esférica, sendo achatada nos pólos. Isso faz com que se forme, na região do equador, uma “barriga”, sobre a qual atua a gravidade do Sol e da Lua, provocando uma alteração no movimento do planeta sobre seu eixo. A ação dessa gravidade sobre a Terra faz o eixo terrestre descrever um movimento semelhante ao de um pião, que leva 25.800 anos para completar uma volta. Isso é a precessão.
         Pois a precessão vai afetar as datas dos equinócios. O movimento de pião do eixo da Terra vai fazer com que, a cada ano, o instante em que o Sol cruza o equador celeste aconteça cerca de 20 minutos mais cedo, em relação ao ano anterior. Acumulados ao longo de dois mil anos, esses minutos anuais correspondem a aproximadamente um mês. É por isso que hoje, quando acontece o início da primavera, o Sol está passando pela constelação de Peixes, e não mais pela de Carneiro, como acontecia antigamente.
         Resumindo: descobriram que não dá mais para se basear naqueles signos do zodíaco de milhares de anos atrás para determinar como é ou como será a personalidade de um indivíduo de acordo com o dia e a hora de seu nascimento. Os astros não estão mais no mesmo lugar que estavam na antiguidade. Além disso, aqueles 20 minutos anuais determinaram o surgimento de mais um signo, que é o Ofiúco.
         Quanto a mim, nasci num 04 de setembro, às três da madrugada. Desde então, os horóscopos diziam que quem nascia entre 23 de agosto e 23 de setembro pertencia ao signo de Virgem. A principal característica dos nascidos sob esse signo é a vontade de fazer sempre melhor. Suas qualidades são o capricho, a humildade e o aperfeiçoamento constante. Também têm defeitos: são críticos, excessivamente meticulosos e têm mania de perfeição. Cresci assim, com essa característica, essas qualidades e esses defeitos.
         Uma das explicações para que os virginianos sejam, em geral, perfeccionistas, é porque observam os detalhes. Percebem que, muitas vezes, as coisas não dão certo devido a um pormenor. Como o virginiano também tem medo da crítica, os detalhes devem ser minuciosamente trabalhados para que o resultado final seja perfeito.
         No trabalho dão o melhor de si se sentem mais satisfeitos. Sendo perfeccionistas por natureza, estão constantemente buscando aperfeiçoamento. Extremamente ordeiros, detestam que sua organização seja desfeita ou alterada, porque lhe deu muito trabalho chegar a ela.
         Enfim, são muitas as qualidades e defeitos de um virginiano. Não vou citar tudo neste texto, que não pretende ser um mapa astral. Têm coisas na personalidade desses indivíduos, no entanto, que não se encaixam na minha. Por exemplo: dizem que o virginiano é hipocondríaco e tem medo de doenças, que teme se apaixonar porque as coisas fogem do seu controle, que tem mania de limpeza... Não sou assim.
         Agora é que vem o choque. De acordo com a ciência, que descobriu que as coisas não estão no mesmo lugar desde que “inventaram” os signos, as datas a que eles se referem mudaram totalmente. O signo de Virgem, que abrigava os nascidos entre 23 de agosto e 23 de setembro, passou a ser contado, agora, de 16 de setembro a 30 de outubro. Como nasci num 04 de setembro, não sou mais Virgem, agora em todos os sentidos. Sabem o que sou? Leão! Sim, porque leoninos são os que nascem entre 10 de agosto a 15 de setembro.
         Vou ter que mudar minha personalidade para me encaixar com a de um leonino. Pesquisei aqui e ali e descobri que a principal característica desse signo é a alegria. Entre suas qualidades estão a dignidade, a generosidade e a extroversão. Como defeitos, carrega o egocentrismo, o autoritarismo e a teimosia.
         Posso dizer que sou alegre, digno e generoso, mas não sou extrovertido; sou um pouco egocêntrico e teimoso, mas não autoritário.
         Leão é signo de liderança, de força criativa, entusiasmo e afetividade expansiva. Símbolo de segurança frente ao meio exterior. O leonino busca o reconhecimento e, por isso, pode se expressar de forma firme, dramática ou arrogante e autoritária. Tem brilho e criatividade.
         Dizem que os homens de Leão são bonitos e agradáveis, possuem um charme arrebatador que atrai as mulheres. Aí é que a porca torce o rabo: não sou nada bonito... Será que vou ter que procurar ajuda de um cirurgião plástico pra me adaptar a meu novo signo?
         Fiquei arrasado com a descoberta. Vou fazer terapia, de preferência com algum astrólogo, mas sem revelar-lhe a verdadeira causa, porque, para essa categoria profissional, nada mudou.
         Veja as novas datas dos signos e pense a respeito

Signo

Nova data

Áries

19 de abril a 13 de maio

Touro

14 de maio a 19 junho

Gêmeos

20 junho a 20 julho

Câncer

21 de julho a 9 de agosto

Leão

10 de agosto a 15 de setembro

Virgem

16 de setembro a 30 de outubro

Libra

31 de outubro a 22 novembro

Escorpião

23 de novembro a 29 de novembro

Ofiúco

30 de novembro a 17 de dezembro

Sagitário

18 de dezembro a 18 de janeiro

Capricórnio

19 de janeiro a 15 de fevereiro

Aquário

16 de fevereiro a 11 de março

Peixes

12 de março a 18 de Abril

3 comentários:

Clara disse...

Uma leoa e uma leão, agora mais juntos do que nunca. Ah, temos também uma gatinha e uma cachorrinha, todos convivendo harmoniosamente! Eta lar feliz!!!

Monica Reuwsaat disse...

Adorei!

Meu signo não mudou rsrsrs e eu nem me acho canceriana!

Aldo Jung disse...

Pois é, Monica, isso tudo é muuuuito estranho...
Valeu!