Coisas que me dão na telha, de vez em quando, e que quero deixar registradas, nem que seja num blog.







terça-feira, 13 de outubro de 2009

Imposto de renda


     Eu não queria, mas vou ter que falar sobre a retenção da devolução do imposto de renda. Dizem os ávidos pelo dinheiro do povo que o governo descapitalizou-se devido à baixa da arrecadação tributária. Alegam que, por causa da crise mundial, o governo se viu obrigado a reduzir impostos sobre alguns bens de consumo para manter a estabilidade da atividade econômica.
     Tudo bem, entendo o processo. O que não entendo é a filosofia da coisa, a lógica ou a logística monetária e tributária.
Neste ano, até este exato momento, estão sendo arrecadados 813 bilhões 940 milhões de reais em impostos. Quando você estiver lendo, já será uma quantia maior (confira em http://www.impostometro.org.br). É um número com 12 algarismos antes da vírgula dos centavos.
     Da parte que me toca, sofro o desconto mensal de um valor com quatro dígitos antes dos centavos a título de imposto de renda. Em um ano esse número fica com cinco algarismos vírgula mais dois. E todos os anos é assim. No ano seguinte, quando se faz a declaração dos "rendimentos" que se obteve no ano anterior, nos é permitido abater algumas coisas, como despesas médicas, com educação etc. Quando se tem a sorte de ter muitas despesas desse tipo e outras, a Receita Federal faz uma conta de chegar e devolve uma parte como compensação. Essa restituição demora de junho a dezembro, não importando se você entregou a declaração no primeiro ou no último dia do prazo. Isso, no entanto, se os técnicos da Receita entenderem que está tudo absolutamente certinho, ou seja, se você é um cidadão misto de economista, contador e conhecedor de informática. Caso contrário, você se ferra e, se concluírem que você tem direito à restituição, ainda vai amargar algum tempo pra receber. Caso acharem que você está sonegando, adeus tia chica, vai acabar desembolsando ainda mais. E às vezes por um engano besta, já que você não é economista, contador ou conhecedor de informática.
     (Acabo de olhar de novo o impostômetro. Já está em quase 814.000.000.000,00!)
     Pois bem, agora estão dizendo que vão atrasar as restituições por falta de caixa! Meu Deus! Eu posso passar o ano inteiro com falta de caixa que nada me salva, não há piedade nem compreensão: no dia em que recebo o contracheque vem aquele desconto a título de imposto de renda. Pontualmente!
     Assim não dá pra ser feliz!

2 comentários:

Clara disse...

Pois é meu amor. Sabia que o Lula, com o salário que recebe, não tem dependentes, além da "galega", já recebeu (??) a sua restituição? Isto porque ele se encaixa no estatuto do idoso, mais de 60 anos... Eu só queria que isso também fosse aplicado a todos, por que se é bom prá ele, também é bom prá nós. E o impostômetro, continua aumentando...!
Beijinhos otimistas

Clara disse...

E deu sorte. Alguém deve ter lido o teu blog e repassou a tua indignação... Agora é só aguardar a liberação da "bolada" hehehe!!!
Beijos leoninos!